Crítica Sem Spoiler - "Walt Disney Animation Studios ShortCircuit Experimental Films"
- Manuel Pessanha Costa
- 28 de jan. de 2020
- 6 min de leitura
Atualizado: 21 de jan. de 2021

"Walt Disney Animation Studios ShortCircuit Experimental Films” é uma série de 14 episódios nos quais apresentam em cada um uma pequenas curta de animação, com entre 1 a 4 minutos de duração, desenvolvido por pequenos artistas do estúdio (Walt Disney Animation Studios).
Em todos os episódios, antes de cada curta existe um pequeno vídeo onde o criador da curta apresenta-se e explica um pouco do seu projeto. Embora a ideia seja interessante, muitas das vezes esses vídeos estragaram a experiência da curta, sendo de preferência que tivessem sido colocados depois das curtas!
(Visto que em cada episódio tem uma curta de animação diferente, esta Critica será diferente do habitual. Farei uma pequena critica a cada episódio e darei uma nota a cada um! Depois, darei uma nota geral à série!
Ep.1 – “Puddles” (Dirigido por: Zach Parrich)

Um pequeno jovem descobre que as poças de água são uma porta para outro mundo.
Usando uma premissa simples e sem muitas complexidades, a curta desenvolve bem a sua história mágica, com muita imaginação. É interessante como a curta gosta de mostrar o lado paternal e adulto, representado pela sua irmã mais velha e o lado infantil, pelo jovem rapaz. A Animação casa na perfeição com o tom da história, embora a sua música não seja assim tão memorável.
Nota: 16/ 20 - MUITO BOM
Ep.2 – “Exchange Student” (Dirigido por: NatalieNourigat)

Uma aluna de intercâmbio espacial tenta se incluir numa escola de extraterrestres.
Uma boa curta de animação que tenta passar uma moral interessante, embora esta já tenha sido muito utilizada. A curta não traz nada de novo, sendo a mais fraca de todos. A animação é fluida, mas estranha à primeira vista, ficando amarga pelo caminho. Já a a banda sonora é pouco presente.
Nota: 10/ 20 - RAZOÁVEL
Ep.3 – “Lucky Toupée” (Dirigido por: Nikki Mull)

Uma lenda de elfos da irlanda que fazem perucas para pessoas e um homem careca encomenda uma para impressionar uma mulher. Mas nem tudo corre bem!
O que chama a atenção é a utilização do folclore irlandês para a contagem de uma história divertida, mas impactante. O uso de uma característica distinta e fazer o esconder dessa mesma diferença já tem sido feito em muitos outros filmes, series e até curtas. Mas não perde sabor por isso. A curta é bem feita e entrega uma ideia interessante, com um final feliz. A animação 3D não é tão fluída quanto poderia ser, mas consegue suportar bem a história, com uma banda sonora caricata e engraçada.
Nota: 14/ 20 - BOM
Ep.4 – “Just a Thought” (Dirigido por: Brian Menz)

Um Rapaz apaixonado por jovem rapariga, tenta travar o seu balão de pensamento antes que este revele a sua verdade.
Uma premissa caricata e tosca, que é engraçada e divertida, conseguindo ganhar assim alguma individualidade. O seu final pareceu-me estranho e ridículo, mas ao mesmo tempo interessante. A animação é diferente do normal, fazendo lembrar a Banda Desenhada. É uma boa diversão para passar o tempo, mas não consegue mais do que isso.
Nota: 12/20 - BOM
Ep.5 – “Cycles” (Dirigido por: Jeff Gibson)

A vida de um casal passado numa casa em pouco minutos.
É sem dúvida uma das minhas Curtas favorita! Num único plano continuo onde o tempo passa mais rápido que o nosso piscar de olhos, consegue resumir bastante bem os momentos de uma vida de um casal na sua casa. Tocante e cheio de charme, surpreende-nos pela maneira que conta tudo isto, conseguindo tocar nos nossos corações. Já animação é bastante convincente e forte. Já a música que acompanha o filme é bastante comovente e forte. Um autêntico ciclo sem fim!
Nota: 20/ 20 - EXCELENTE
Ep.6 – “Lightning in a Bottle” (Dirigido por: John Aquino)

No meio de uma tempestade, Um jovem apanha um raio com um pote de vidro, mas rapidamente apercebe-se das consequências que trará esse ato.
Uma simples história que tem muito que se dizer. A moral da liberdade natural já tem sido abordada constantemente, mas não desta forma. A ideia de tornar um simples raio num ser vivo é interessante e um pouco inovador. Embora seja previsível o seu desfecho, não deixa de conseguir entreter-nos na sua duração, com a ajuda de uma boa animação e banda sonora!
Nota: 14/20 - BOM
Ep.7 – “The Race” (Dirigido por: Terry Moews)

Um ciclista, durante uma corrida, foge do maior inimigo da humanidade: a morte!
Uma autêntica metáfora para vida de uma pessoa. Toda a corrida tem um significado incrível, além de conseguir ser ao mesmo tempo engraçado, carismático e audaz. No entanto, o final é um pouco exagerado, quebrando o pouco o sentido de toda a curta. Mas não deixa de ser uma curta muito boa. Já animação é bastante polida e rica, com uma banda sonora hilariante que consegue animar até a pior personificação da morte!
Nota: 17/ 20 - MUITO BOM
Ep.8 – “Hair-Jutsu” (Dirigido por: Brian Estrada)

Uma pequena e cabeluda menina vai ao cabeleireiro, no qual mostra os seus dotes nas artes marciais.
Numa trama engraçada, viajando entre o verosímil e o inverosímil, a curta brinca com a ida a um cabeleireiro de uma forma engraçada e carismática. Faz nós adultos ver um simples senhor que corta cabelo sobe o olhar de uma criança. As ações da personagem enquanto luta contra os “ninjas” são bem feitas e executadas. Já a animação é bem fluida, conseguindo passar bem entre o 3D para o 2D sem grandes problemas.
Nota: 16/20 - MUITO BOM
Ep.9 – “Downtown” (Dirigido por: Kendra Vander Vliet)

Um homem atrasado para o autocarro, recorre ao meio menos usual: pinturas nas paredes.
Esta Curta passa tão depressa e é muito fácil de ser apreciada. A pequena viagem colorida de um ponto A a B consegue ser bastante apelativa. Numa fluidez rápida e frenética, a curta abusa da velocidade para seu proveito, levando-nos na sua viagem eletrizante. Além de Ângulos de camara excecionais, a animação é fantástica! Os contrates entre as cores chamativas e o ar deprimente da cidade são outro ponto forte da curta! É Pena acabar tão depressa!
Nota: 18/20 - EXCELENTE
Ep.10 – “Jing Hua” (Dirigido por: Jerry Huynh)

Uma experiente de artes marciais, presta homenagem á sua mestre!
Com esta premissa interessante, a curta constrói para algo único. Todas as ações da personagem desencadeiam uma reação intensa à sua volta, formando assim uma autêntica pintura chinesa. Esta curta é mais bela que moral. Consegue transmitir emoções fortes, sem grande esforço e fazer sentir pena ou dor pela personagem. A arte chinesa que envolve toda a animação da curta, ajuda no desenvolvimento desta, junto com a sua banda sonora.
Nota: 19/20 - ECXELENTE
Ep.11 – “Drop” (Dirigido por: Trent Correy)

A história de uma Gota de água e da sua viagem pelo nosso mundo.
Um enredo aparentemente simples mas bem feito! Com ideia mostrar toda a viagem de uma simples gotícula de água com vida, a curta ainda fala ciclos sem fim e objetivos de vida, sem prenunciar uma única palavra. Para os mais novos, ensina o ciclo da água de uma forma encantadora e rápida. A animação 2D e a simplicidade das expressões da nova curta são outros pontos fortes que tem a seu favor.
Nota: 17/20 - MUITO BOM
Ep.12 – “Zenith” (Dirigido por: Jennifer Stratton)

A criação de todo universo, numa forma animada e musical! Estas são as palavras perfeitas para descrever esta curta que se inspira muito em “Fantasia” de 1940. A animação estrelada de um espaço sem fim, conduzida por uma banda sonora bem feita e interessante, conta uma história interessante. A criação de um problema e o sacrifício para resolver esse problema é uma das morais mais corajosos e bem feitos. Animação ajuda na sua criação fantástica, sendo tanto 3D como 2D.
Nota: 18/ 20 - EXCELENTE
Ep.13 – “Elephant in the Room” (Dirigido por: Brian Scott)

Um elefante bebe é acolhido por um rapaz e um fazendeiro, ajudando-os a apanhar bananas. O jovem rapaz logo apercebe-se que o seu novo amigo quer voltar para a sua família.
Mais uma vez, o tema de família, já muito utilizado, é posto em causa! Um ser diferente sente falta da sua família e o jovem companheiro ajuda-o a ter esse reencontro. Quantas vezes já vimos isto? Mas mesmo assim, nesta curta, esse peso emocional continua a se sentir, mesmo já prevendo o desfecho. O uso das cores quentes para o momento de felicidade e as cores frias nos momentos mais triste, a música que acompanha toda a curta numa voz calma e serena e bem escrita, e a animação peculiar contribuem para esses sentimentos. Levem uns lenços antes de verem!
Nota: 17/20 - MUITO BOM
Ep.14 – “Fetch” (Dirigido por: Mitch Counsell)

A rapariguinha procura o seu animal, não sabendo que está a entrar na floresta e que um perigo iminente a vigia!
Uma curta que surpreende pela sua história fofa mas sombria. O uso da escuridão e da luz ajuda na tensão. O final é um pouco previsível, mas o criador parece estar ciente disso pois brinca com essa previsibilidade. “Mata” a previsibilidade para depois a mostrar de novo, enganando-nos por uns segundos. O Design das personagens é basta chamativo, na tradicional animação 3D que estamos a costumados a ver nas produções grandes da Disney! Já a banda sonora, não é tão marcante, mas ajuda na elaboração da curta!
Nota: 15/20 - MUITO BOM
Em Suma, “Walt Disney Animations Studios Shortcircuit Experimental Films” é uma série bem interessante para quem gosta de curtas de animação. Embora haja algumas mais fracas, no geral são todas bem feitas, com muito carinho. Recomendo com certeza a ver todas elas, mesmo as que achei mais fracas.
Pontos Positivos:
-Iniciativa interessante.
-Bom leque de curtas
Pontos Negativos:
-Algumas curtas mais fracas que outras
-Os Videos dos criadores, que antecede as curtas pode estragar um pouco a experiência de cada uma delas!
Nota: 16/ 20 - MUITO BOM
Commentaires